Sunday, March 12, 2006

El condor pasa

12 de Março de 2006

Domingo de manhã, a caminho do Terreiro do Paço para apanhar o barco para o Montijo e procurando uma esplanada ao sol para tomar o pequeno-almoço. Nem uma para amostra. Uma cidade à beira-rio, grande parte do ano com sol e nada. Penso eu: "Domingo é sossegado, vou pelo menos até à Praça do Comércio apanhar sol e ler até à hora do barco". Chegado ao dito local dou com o seguinte cenário: praça quase vazia e PanPipe Band no meio a tocar! Se há coisa que eu detesto é banda dos Andes. Isso, Samba e Reggae. Pergunto-me sobre que farão aquelas personagens naquele local às 10h30 da manhã e rapidamente a minha curiosidade é saciada. Eles surgem de todo lado, turistas de câmara ao peito invadem a praça, vindos não se sabe muito bem donde. Param, fotografam, ouvem um pouco da música, posam junto à banda e alguns deixam alguns trocos no estojo da guitarra. Já não bastava o facto de me ver forçado a colocar os phones num dia tão silencioso, tive de desistir de ler pois não me consegui abstrair de tanto movimento. Isto fora o grupo de ciganos a tentar vender óculos escuros, o drogado a pedir trocos e um louco vestido de palhaço que pede um cigarro e que de seguida inicia um cântico estridente em forma de ritual para a estátua do D. José. Tive de esperar até chegar ao barco para ler em paz e até ao Montijo para comer a tão desejada torrada com leite achocolatado Ucal, numa praça sossegada e ao sol. Já acabei o livro.









5 comments:

alopes said...

Nesse domingo mas mais tarde, fomos ao Noobai tb tomar
o pequeno-almoço. Parecia verão e , com direito a estar de t-shirt e tudo e tudo.
Podiamos combinar isso para um próximo weekend, numa margem perto de nós.

Joni said...

Temo informar que no próximo Domingo vai estar céu nublado, mas pouco. Pode ser que tenhamos sorte. Eu estou sempre disponível para pequeno-almoço ao sol.

olivia said...

podes sempre tentar o melhor programa de domingo:
pequeno almoço na praia ao sol... é do melhor que há! qual cidade qual carapuça...
pelo menos o livro era giro? valeu a pena??
e ainda ficaste com o registo fotográfico de uma manhã de domingo na pç do comércio... pas male, joni, pas male! (se estiver mal escrito perdoa... sou uma nódoa a fr!!)
beijinhos,
c

Joni said...

Não te preocupes, estudei 5 anos de Francês e não me lembro de nada. E agora lamento.

Pequeno-almoço na praia acho que nunca experimentei, já tentei MacDonalds na praia à noite mas também não deu.

"A Espuma dos Dias", Boris Vian. Gostei muito.

alopes said...

Grande, grande livro...

É daqueles para reler de quando em vez...