Friday, February 10, 2006

For your listenig pleasure

Chegou o meu novo leitor de DVD / DVD-Audio / SuperAudioCD, tenho tempo livre, posso ir para casa descansado, instalar o aparelho sem pressas e ficar a disfrutar música em paz. Nem dá para acreditar! A minha excitação está no facto de há muito desejar um leitor audio para os novos formatos de maior resolução. Infelizmente, apesar de já estarem disponíveis há uns 3 anos ou mais, o formato não parece vingar. O mercado continua satisfeito com a qualidade do normal CD, eu também não me queixo. Mas o facto é que há diferença, mesmo em sistemas de entrada de gama, como é o meu caso, é clara a diferença. Eu não sei explicar, nem tenho jeito para crítico ou audiófilo, posso somente dizer que está lá algo mais, mais informação, mais detalhe, não sei. Mas a razão porque escrevo não é esta, já antes tinha tido audições com SACD e constatado o que acabei de dizer. O que nunca me tinha convencido e sempre deixado algo céptico era música em multicanal, mesmo assim comprei 3 cabos novos para ligar os 6 canais disponíveis e dar outra oportunidade. Só possuo 3 discos em formato "super", hoje só tive tempo de escutar 2. Comecei pelo "Medúlla" da Bjork. Após comparar as faixas em qualidade normal com as de qualidade "super" passei para o multicanal... uuuooouuuu!!! Este disco específico é fácil de nos surpreender. A voz, o som, ruído, respiração, arfar surge dos quatro cantos da sala, podemos conhecer a música mas não esperamos que ela surja de outro sítio que não o habitual, causa arrepios (também pode ser da minha casa ser um gelo, mas quero acreditar que não). O outro disco, "Sea Change" - Beck, é um caso diferente. É um disco que devo ter ouvido umas duas ou três vezes, sempre achei... um pouco chato. Não consegui levantar do sofá até ao disco acabar (ok, há uma ou duas faixas que não se aguenta mesmo até ao fim e passa-se para a seguinte), a envolvência é completamente nova, especialmente nas faixas com as orquestrações a la Zero 7. Eu sei que isto soa um pouco a cena de geek mas se gostam de música vale a pena experimentar, se quiserem passar lá por casa e dar uma escutadela... é só dizer.

No comments: